quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Agricultura e cidadania caminham juntas em Mesquita

Estimular a agricultura local, gerar empregos, controlar a fome e estimular a alimentação saudável da população são atividades consideradas prioritárias no governo de Artur Messias, em Mesquita, na Baixada Fluminense. Mas a Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho (Semas) conseguiu unir estes quatros objetivos em uma ação conjunta com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semuam): o Programa Compra Direta da Agricultura Familiar. Através dele, a prefeitura compra os produtos agropecuários produzidos por agricultores locais – desde que estejam cadastrados no Programa Nacional Agricultura Familiar, o PRONAF – e utiliza-os na suplementação alimentar dos programas sociais e também no atendimento à Cozinha Comunitária Maria Dorat, localizada no bairro Rocha Sobrinho.

A idéia é simples, mas seus resultados atingem dimensões surpreendentes e resultados em cadeia. O programa agiliza e facilita a aquisição direta de gêneros alimentícios dos agricultores familiares, que são doados em seguida aos programas e entidades sociais ligadas à Política Nacional de Segurança Alimentar e à Política Nacional de Assistência Social. Com isso, os agricultores familiares têm remuneração adequada garantida e a população atendida pelos programas sociais se beneficia com uma alimentação de qualidade.

Os alimentos cultivados são utilizados pelos programas sócio-educativos para crianças e adolescentes, pelos abrigos da cidade, pelo projeto social que atende parte dos funcionários da Secretaria de Obras com um café da manhã reforçado, pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e pelas instituições sociais cadastradas no Conselho Municipal de Assistência Social, de acordo com os critérios de elegibilidade do próprio Banco de Alimentos.

Atualmente, 17 agricultores fazem parte do Programa Compra Direta. Juntos, eles fornecem, semanalmente, em local e horário previamente agendados, frutas, verduras e legumes. Depois de comprados, os produtos são transportados ao Banco de Alimentos, onde são pesados e armazenados para facilitar a distribuição aos programas e projetos sociais e também às instituições cadastradas. Só em 2009 foram arrecadadas mais de 15 toneladas de produtos de origem vegetal por intermédio do programa. Entre os alimentos cultivados estão abacate, caqui, cajá, tangerina, chuchu, aipim, laranja, limão, batata-doce, verduras, inhame, manga, mamão, maracujá, quiabo, pimentão e tomate, além da produção de doces em compota e polpa de frutas. Itens que beneficiaram cerca de 2.200 famílias atendidas pelo Programa de Atendimento Integral à Família-PAIF, 1.000 crianças e adolescentes dos Programas de Complementação do Horário Escolar, aproximadamente 1000 pessoas de instituições cadastradas sem fins lucrativos e ainda uma média de 100 trabalhadores. O município de Mesquita investiu R$59.500,00 para a execução do programa em 2009. A perspectiva para 2010 é de que o número de agricultores cadastrados cresça, aumentando, assim, a produção local e a quantidade de pessoas beneficiadas.

0 comentários:

Postar um comentário