quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Mesquita Inaugura biblioteca municipal com telecentro integrado




A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer inaugurou na última quarta-feira a Biblioteca Municipal de Mesquita. O espaço fica Salão de Leitura Poeta João Prado, localizado na Praça João Luiz do Nascimento, no Centro da cidade, em frente à estação ferroviária. A biblioteca tem 200m² e conta com espaço infantil e um vasto acervo literário, totalizando 8 mil exemplares. Além disso, ali funciona també mais um Centro de Inclusão Digital, o sexto telecentro comunitário instalado no município. Com 10 computadores novinhos e modernos, o espaço vai garantir à população acesso gratuito à Internet, além de cursos e oficinas de Informática.

O grande diferencial da biblioteca é a sala destinada ao público infantil. Com objetivo de estimular a imaginação e aprimorar o aprendizado, a Gibiteca é um espaço onde as crianças aprendem brincando, através de vídeos, contação de histórias e estimulo à leitura de livros, revistas e gibis.

Os benefícios foram concedidos através parcerias que a Prefeitura de Mesquita fez com os governos Federal e Estadual, através do Programa Modernização de Bibliotecas Públicas, da Fundação da Biblioteca Nacional e do Ministério da Comunicação. Ao todo, os governos Estadual e Federal doaram para a instituição cerca de 2 mil livros, que foram somados aos 6 mil que o município já possuía.

Participaram do evento o prefeito Artur Messias; seu vice-prefeito, Paulinho Paixão; a subsecretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Márcia Braga; o coordenador de Tecnologia da Informação, Paulo Renato; a superintendente da Leitura e do Conhecimento do Estado, Vera Saboya; e os vereadores Eduardo Costa, Marcelo Biriba e Robson do Nazareno.

De acordo com o prefeito Artur Messias, a modernização da biblioteca é de grande valia para a população. “É muito gratificante vivenciar esse feito para a cidade de Mesquita. Nosso objetivo é estimular cada vez mais o acesso à cultura na região. Além de termos 8 mil livros disponíveis em nosso acervo, contamos com um telecentro integrado ao local. A informática e a literatura proporcionam a interação com o mundo”, enfatizou.

Os interessados em usufruir dos empréstimos de livros deverão comparecer à sede da biblioteca e efetuar o cadastro. Para isso, basta levar ao local um comprovante de residência e documento de identidade, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.

0 comentários:

Postar um comentário