sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Mesquita caminha para comemorar aniversário da Lei Maria da Penha




(Foto:Luiz Alan)

A Coordenadoria da Mulher de Mesquita (Comdim) levou hoje (03/09) centenas de pessoas vestidas de lilás pelas ruas da cidade, em uma caminhada que comemorou os quatro anos da Lei Maria da Penha. O prefeito Artur Messias abriu o evento às 9h na Praça Elizabeth Paixão (Centro), onde houve um ato ecumênico liderado pelo bispo da Diocese de Nova Iguaçu, Dom Luciano Bergamini.

Além de diversas pessoas da sociedade civil, lideranças políticas e o secretariado da prefeitura marcaram presença na Caminhada Lilás, que seguiu até o espaço da Casa da Mulher. Durante o percurso, houve distribuição de preservativos e panfletos sobre saúde. Segundo dados da Comdim, de janeiro a agosto de 2010 a instituição registrou 288 atendimentos, onde a maioria das ocorrências está relacionada a maus-tratos domésticos.

Para a coordenadora da Comdim, Judite Mendonça, a caminhada teve como objetivo mostrar que a criação da Lei Maria da Penha foi um avanço para promoção da qualidade de vida das mulheres. “Notamos que atualmente as mulheres estão mais encorajadas e cientes de seus direitos. A união de todos os segmentos de governos, e principalmente as políticas públicas desempenhadas pelo Governo Federal, ajudou muito para que a Lei Maria da Penha fosse aplicada com eficácia no Brasil”, explicou.

Os participantes da caminhada foram recebidos com festa na Casa da Mulher, onde foi desenvolvida uma ação social com feira de artesanato, massagens terapêuticas, corte de cabelo, limpeza de pele, dentista, e orientações sobre programas sociais. Os atores, Agles Steib e Pedro Nercessian participaram do evento sem cobrar cachê.

0 comentários:

Postar um comentário