terça-feira, 28 de setembro de 2010

Mesquita lança 2ª edição do projeto Nossas Ruas têm História

O projeto Nossas Ruas têm Historia, lançado no ano passado pela prefeitura de Mesquita, terá sua segunda edição na próxima quinta (30/09), às 18h. O local contemplado será a Rua Ambrósio, no bairro Vila Emil. O evento contará com a exposição de fotografias da rua, vídeo, mostra de plantas cultivadas na área, além da apresentação do Grupo Teatral Cochicho na Cochia, com uma peça relatando o período das olarias do século XX em Mesquita. A entrada é franca e será aberta para toda sociedade civil.

O objetivo do projeto é informar e resgatar a memória da cidade através de histórias de moradores e de pessoas que deram origem aos nomes das ruas e praças de Mesquita. De acordo com pesquisas, a origem da Rua Ambrósio surgiu a partir da história de um jovem português, que viveu no período das olarias, que ao ficar orfão, foi trazido pelo Barão de Mesquita para trabalhar na antiga fábrica Ludolf Ludolf, existente no município no século XX.

Para a coordenadora da Gestão Partcipativa, Gisela Barros, essa segunda edição é mais uma forma de preservar a identidade cultural do município. “ Mesquita é uma cidade nova, e essa é uma oportunidade das pessoas conhecerem detalhadamente sua história e assim as valorizar”, afirma a coordenadora.

Através desse projeto a Prefeitura de Mesquita foi selecionada pelo Instituto Estadual de Patrimônio Cultural (INEPAC), sendo uma das cidades contempladas com a produção de um livro sobre a história de suas ruas, onde a publicação do livro contará com o apoio do Governo do Estado, e será lançado em 2011.


0 comentários:

Postar um comentário