sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Mesquita leva África para Desfile Cívico e esbanja criatividade

O percursionista, Pedro Lucas

(Fotos: J.C. Marinho)


Mesquita realizou hoje (24/09), às 9h, seu tradicional desfile cívico. Ao todo, 43 escolas municipais, estaduais, e particulares se apresentaram no evento que teve como tema “África de Todos Nós”. O espaço da Avenida São Paulo ganhou um verdadeiro banho de cultura e cores, empolgando o público que foi de 15mil pessoas.

O evento contou com a participação do prefeito e vice-prefeito, Arthur Messias e Paulinho Paixão, respectivamente, que recepcionaram todas as escolas. O secretariado municipal e os vereadores da cidade também marcaram presença. As primeiras instituições a passarem pela avenida foram as creches, onde a abertura foi com o Creche Municipal Marlene Peres Costa, que abordou a arte, culinária, e o grito de liberdade pela independência de expressão religiosa.

A secretária de Educação, Maria Fatima de Souza, interagiu durante a apresentação de todas as unidades escolares com os locutores, informando a população dados sobre as escolas e os temas que os pelotões abordavam. Todas os representantes das instituições que participaram do desfile ganharam de Maria Fatima de Souza um vaso de flores com violetas africanas. As escolas não economizaram no quesito criatividade com belíssimos figurinos. As músicas levantaram o público que dançou com as apresentações afro e de axé. Até o pop de Lady Gaga, teve vez com as bandas marciais.

Um destaque para o pequeno Pedro Lucas, de 9 anos, que desfilou na Escola Municipal Doutor Manoel Reis, com a banda de percussão afro, da Escola Municipal Venina Corrêa Torres, de Nova Iguaçu. Pedro levantou todos ao tocar seu surdo de virada, com muito molejo e rebolado. A banda faz parte do projeto Mais Educação, e participou do desfile cívico de Mesquita, a convite da Secretaria de Educação (Semed).

A Academia de Letras e Artes de Mesquita, além das secretarias de Assistência Social e Trabalho (Semas), e de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Semctel), também desfilaram. Para Maria Fatima de Souza, o desfile foi um sucesso. “Conseguimos apresentar no evento muito da cultura africana. Todas as escolas estavam lindas e desenvolveram com muita competência o tema do nosso desfile”, conclui emocionada a secretária da Semed.

0 comentários:

Postar um comentário