quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Mesquita promove Desfile Cívico Histórico-Cultural

Foto: Arquivo CCS

Na próxima sexta-feira (24/09), alunos e funcionários das escolas municipais, estaduais e particulares de Mesquita participarão do desfile da cidade. A atividade que é organizada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), tem como objetivo despertar o interesse cívico e o amor à pátria, além de gerar uma grande integração entre as escolas e a comunidade. O desfile terá início às 8h, e acontecerá na Avenida São Paulo, no Centro.

As instituições abordarão o tema “África de Todos Nós”, que foi escolhido durante a Copa do Mundo de Futebol, que trouxe a África do Sul como sede da competição, e encadeou uma série de estudos e atividades nas escolas municipais sobre o continente africano. “Este é o sexto desfile cívico que Mesquita abordará na avenida marcas históricas e culturais. As unidades escolares darão uma verdadeira aula sobre cultura africana, a questão do Apartheid, e sobre a ligação entre a África e Brasil”, explicou a secretária de Educação, Maria Fatima de Souza. A secretária da Semed também afirmou que o desfile será uma aplicação prática das leis 10.639 e 11.645, que torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nos estabelecimentos de Ensino Fundamental e Médio em escolas públicas e particulares.

Os imigrantes do país africano, Cabo Verde, que se tormaram cidadãos mesquitenses através da Associação Caboverdiana de Mesquita, também desfilarão a convite da Semed, enriquecendo ainda mais o evento, que contará com a presença de diversas autoridades, como o Prefeito, Artur Messias, do seu secretariado, e de vereadores. O Desfile Cívico Histórico-Cultural de Mesquita faz parte das comemorações do aniversário da emancipação da cidade, que este ano completa 11 anos.

0 comentários:

Postar um comentário