sexta-feira, 15 de outubro de 2010

MESQUITA RENOVA CONVÊNIO COM A PETROBRÁS

(Foto: Arquivo)


A renovação de um convênio com a Petrobrás no valor de R$ 600 mil vai deixar o projeto de Coleta Seteliva Solidária, desenvolvido através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Mesquita ainda mais dinâmico na cidade. A nova investida já resultou na aquisição de dois novos caminhões do tipo baú que vão contribuir com a ampliação do serviço no município.

Segundo a secretária municipal de Meio Ambiente, Kátia Perobelli, com os novos caminhões que possuem cabine auxiliar, com bancos estofados e cintos de segurança, os catadores terão maior conforto no transporte do material recolhido. “Atualmente três grupos são apoiados pelo programa: Coopcarmo, Coomub e Associação Esperança. Cerca de 40 catadores fazem o trabalho de coleta de porta em porta nas residências”, disse.

Dez 10 agentes ambientais estarão atuando no programa para estimular a sensibilização junto à população. “Contamos com a participação ativa da população para a melhoria do meio ambiente de nossa cidade e assim, aumentar a renda dos catadores”, afirmou a secretária.
Através de recursos do Ministério das Cidades e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a prefeitura está finalizando a construção de três novos galpões de reciclagem nos bairros de Santo Elias, Centro e Chatuba.


Projeto Premiado

Apontado como referência no Estado do Rio Janeiro, por envolver todos os catadores no Planejamento Participativo, o Programa de Coleta Seletiva Solidária já atende 352 ruas e mais de seis mil residências com coleta seletiva. Em 2007, o projeto ganhou prêmio nacional. Mesquita recebeu o 3º Prêmio CEBDS de Desenvolvimento Sustentável, ficando com o primeiro lugar, entre trezentos outros projetos, como melhor trabalho desenvolvido no Brasil, na categoria Administração Pública, com o projeto Coleta Seletiva Solidária. Em 2008, foi detentor do Prêmio Melhores Práticas da Gestão do Dinheiro Público, promovido através do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro e do Troféu Atitude Sustentável da Câmara de Comércio e Indústria do Estado do Rio de Janeiro. Ano passado conquistou o Prêmio de Melhores Práticas da Caixa Econômica Federal.

O projeto é desenvolvido em parceria com a Petrobrás, Sebrae e empresários locais. Para impulsioná-lo, a prefeitura buscou ajuda dos empresários e criou o selo "Empresário Amigo do Catador". Atualmente, empresas da cidade separam e doam material para os catadores. A Meta do projeto é atingir 80% do município, atendendo diretamente os catadores de rua, as cooperativas ou associações afins e a população local valorizando o trabalho dos catadores, reduzindo o volume de lixo enviado aos aterros, deixando a cidade com suas ruas e rios mais limpos e livres de enchentes.

0 comentários:

Postar um comentário