terça-feira, 23 de novembro de 2010

Documentário Nova Igayçu será exibido em Mesquita

(Imagem:Divulgação)
Mesquita exibirá na próxima sexta-feira (26/11), às 18h, o documentário “Nova Igayçu”. O filme do diretor Helio Vianna será apresentado no auditório da prefeitura, localizado na Rua Arthur de Oliveira Vecchi, 1º andar, nº120, Centro, com entrada franca. O evento estará inserido no projeto da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Mesquita (Semctel), “Fim de Sexta”.

Após o documentário, haverá um debate com o diretor do média metragem; com o presidente e vice da Associação de Gays e amigos de Nova Iguaçu e Mesquita (Aganim), Neno Ferreira e Marisa Justino, respectivamente; e Julio Fernandez, proprietário da Boite Site Clube de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros (LGBT) de Nova Iguaçu.

De acordo com Helio Vianna, a cidade de Nova Iguaçu foi pioneira na militância LGBT no Estado do Rio de Janeiro. O filme aborda a presença homossexual no município da Baixada Fluminense, apontando questões como os problemas sociais enfrentados por transexuais, paternidade gay, homofobia, a lógica da parada LGBTS, e a visão empresarial sobre entretenimento noturno voltado para o público gay.

Com 38 minutos de duração, o documentário tem como foco os cidadãos heterossexuais. “Tentamos aproximar os dois universos através da sensibilização, que a própria fala dos entrevistados sugere. E, com isso, mostramos que o universo gay não é tão homogêneo quanto podem pensar, pois há muita diferença mesmo entre os homossexuais”, explica Helio Vianna.

O filme Nova Igayçu foi lançando dia 21 de outubro de 2010 no Espaço Cultural Sylvio Monteiro, em Nova Iguaçu. Existe uma previsão de lançamento por distribuição independente em DVD para o próximo ano. O documentário foi rodado em junho de 2010, e contém arquivos das Paradas LGBT de Nova Iguaçu nos anos de 2007 a 2010, da Parada LGBT de Mesquita de 2010, e da manifestação pela criminalização da homofobia, realizada em maio de 2009, em Ipanema, com presença de líderes e militantes da Baixada Fluminense.

0 comentários:

Postar um comentário