quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Mesquita promove seminário para guardas municipais sobre como proceder com deficientes

Valéria de Oliveira palestrando aos 48 guardas municipais presentes no seminário.

A Coordenadoria dos Direitos da Pessoa Com Deficiência de Mesquita (Cordef), realizou nesta quarta-feira (10/11), o segundo Seminário de Formação Continuada em Serviço, que tem o tema “Trocando experiências: Vivenciando as diferenças por uma sociedade equânime”. A atividade foi direcionada para guardas municipais, onde participaram os 37 agentes de Mesquita, além de sete guardas de São João de Meriti, e quatro do Rio de Janeiro.

A reunião teve início às 8h no auditório da prefeitura, e foi liderada pela pedagoga e coordenadora do programa Rompendo Barreiras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Valéria de Oliveira Silva. Além de lições teóricas sobre legislação dos direitos da pessoa com deficiência, os agentes participaram de várias dinâmicas em grupo, onde deficiências como cegueira, surdez, paraplegia, amputamento, e paralisia cerebral e motora foram simuladas.

De acordo com o comandante da Guarda Municipal de Mesquita, Major PM Sérgio Barbosa, a experiência foi surpreendente. “Fiz a simulação de cegueira e percebi a importância de conduzir a pessoa com confiança, de maneira que não se sinta perdido. Este seminário está nos ensinado a maneira correta de atender e os cuidados que temos que tomar com os deficientes”, explicou. Já o guarda municipal do Rio de Janeiro, Marcio Vinícius, de 39 anos, afirmou que o curso lhe ajudará no dia a dia. “Sou guarda municipal há 18 anos e sempre me deparei em situações que precisava auxiliar um deficiente, e tinha dúvidas sobre como atender corretamente. Agora me sinto qualificado, concluiu.

A Cordef realiza desde 2007 ações de sensibilização, com objetivo de atender com respeito as pessoas com deficiência, e que a legislação vigente seja aplicada. De acordo com a coordenadora da Cordef, Neide Aparecida, Mesquita assinou em 23 de agosto de 2010 o termo de adesão ao compromisso nacional pela inclusão das pessoas com deficiência, que faz parte da convenção da Organização das Nações Unidas (ONU) de 2006.


Major Barbosa simulando cegueira, e o guarda municipal de Mesquita, Antonio Carlos Cruz, simulando amputação de uma perna.


(Fotos: J.C Marinho)

0 comentários:

Postar um comentário