quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Mesquita entrega 154 óculos para alunos da rede municipal


João Luiz Quintanilha (Semed), Maria Lucia Wanderley (Arcelor Mittal), Marcia Brandão (Semas).


A Prefeitura de Mesquita realizou hoje (30/11) a entrega de 154 óculos de grau para alunos de cinco escolas municipais da cidade. A atividade faz parte do projeto “Ver e Viver”, desenvolvido desde 2009, através de uma parceira das secretarias de Educação (Semed), Saúde (Semus), e Assistência Social e Trabalho (Semas), com a siderúrgica Arcelor Mittal, que custea o programa.

Os alunos das escolas Genair Ramos Gabriel, Hélio Mendes do Amaral, Maria Dolores de Mello Porto, Machado de Assis, e Ernesto Che Guevara receberam gratuitamente os óculos às 14h, e lotaram a Igreja Batista Memorial, na Chatuba. Estudantes e responsáveis não continham a alegria e ansiedade. “Não vejo a hora de chegar a minha vez. Tô muito feliz em receber o presente. Eu tinha muita dificuldade de ler. Agora vou ter facilidade nos meus estudos”, disse Laísa de Paula Souza (8), aluna da Escola Municipal Genair Ramos Gabriel.

A entrega contou com a presença do subsecretário de Educação, João Luiz Quintanilha; da subsecretária de Assistência Social e Trabalho, Marcia Brandão; do coordenador de Vigilância Sanitária, Marcos Lagrotta; e da representante da empresa ArcelorMittal, Maria Lucia Wanderley.

Para Marcia Brandão, o projeto é de uma grandeza social muito relevante. “Ao oferecer os óculos para essas crianças, estamos devolvendo a elas a capacidade de enxergar com clareza. Dessa forma, melhoramos a qualidade de vida e no ensino da população”, disse a subsecretária da Semas. Já o subsecretário da Semed, enfatizou a importância da leitura. “Muitas crianças estavam desinteressadas pelos estudos por conta da deficiência, que não poderia ser corrigida por serem de famílias carentes. Nós educadores sabemos que a leitura é fundamental, pois quem sabe ler e interpretar, aprende com facilidade qualquer matéria”, explicou João Luiz Quintanilha.

Este ano a seleção dos alunos teve duração de três meses, onde dois mil estudantes foram escolhidos e submetidos a testes e exames oftalmológicos. Em 2009, mil alunos passaram por avaliação, e 102 foram contemplados pelo projeto Ver e Viver. Cada criança pôde escolher entre cinco modelos de armações. Após a entrega dos óculos o trabalho continua através de avaliação do rendimento escolar, desenvolvido com pesquisa com alunos e professores.

Marcia Brandão, entregando o primeiro exemplar de óculos para aluna da E.M. Machado de Assis.



(Fotos: Zaqueu Batista)

0 comentários:

Postar um comentário