terça-feira, 22 de março de 2011

Mesquita inicia curso de Pró-Letramento pelo quinto ano



(Fotos: Divulgação/Semed )


A Secretaria Municipal de Educação de Mesquita (Semed) retomou as atividades do Programa de Formação Continuada para Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o “Pró-Letramento Alfabetização e Linguagem”.

O curso, que é oferecido pela prefeitura de Mesquita desde 2006, será desenvolvido na Escola Municipal Irena Sendler, localizada na Rua Prof. Anselmo, nº 37, no Centro. Esse ano, 65 professores da rede municipal estão matriculados no programa. As turmas serão divididas em três grupos, e as aulas serão ministradas às segundas e terças.

De acordo com a Tutora do “Pró-Letramento Alfabetização e Linguagem” em Mesquita, Aline Dias, serão abordadas as perspectivas e concepções sobre à formação , alfabetização e letramento dos alunos. “O projeto é um mecanismo para a discussão sobre a história da alfabetização no Brasil, os métodos e práticas utilizados”, disse Aline.

As atividades terão início na última semana de março (dias 28 e 29) e terão duração de oito meses. O curso de formação continuada oferecido pelo programa conta com encontros presenciais e atividades individuais. No final do curso, os professores recebem um certificado emitido pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Aproximadamente 182 professores da rede municipal de Mesquita já se formaram no programa.

O “Pró-Letramento: Mobilização pela Qualidade da Educação”, é um programa de formação continuada para melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura, escrita e matemática. O programa é realizado pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com universidades que integram a Rede Nacional de Formação Continuada, e com adesão dos estados e municípios. Podem participar todos os professores que estão em exercício, nas séries iniciais do Ensino Fundamental das escolas públicas.

0 comentários:

Postar um comentário