quinta-feira, 3 de março de 2011

Mesquita realizará ação cultural “Boneca Preta”


Imagem: Divulgação


A Prefeitura de Mesquita estará realizando a Ação Sócio Cultural “Boneca Preta”. O evento estará acontecendo nos próximos dias 3, 4 e 5 de março, com o objetivo fortalecer a auto estima da mulher negra veiculando discursos afirmativos com estéticas musicais carnavalescas. A ação será promovida através da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial (Compir) e da Coordenadoria Municipal os Direitos da Mulher (Comdim).

A Ação Cultural desenvolverá uma oficina de instrumento de percussão, voltada para mulheres negras. A oficina acontece na Praça Elisabeth Paixão, as 16h nos dias 3 e 4 de março e será ministrada pelo músico Ivan Machado. As atividades serão encerradas no dia 5/02 as 17h, com desfile do Bloco DlL+PODER, que levará para as ruas o tema “Não a Violência”. No desfile será lançada a marchinha de carnaval, “180 é coisa de mulher”, escrita por Macedo Griot, Coordenador da Compir. A música tem como objetivo divulgar o serviço do governo federal, que presta atendimento a mulher que sofre alguma violência.

Segundo o Coordenador da Compir, Macedo Griot, o nome da ação cultural faz referência à música infantil “Boneca Preta”, que é de sua autoria. “A música fala sobre identidade e auto-estima da mulher afro-descendente, buscando seu reconhecimento e seu valor”, diz o coordenador. Os instrumentos utilizados na oficina foram cedidos pela Oficina de Jovens Griots de São João de Meriti.

0 comentários:

Postar um comentário