quarta-feira, 23 de março de 2011

Mesquita tem projeto de Educação Ambiental


(Foto:Luiz Alan)


Mesquita é conhecida como a “Cidade Verde da Baixada”. Isso porque possui 60% de área de preservação ambiental (APA), e a preocupação de resguardar o lugar é grande. Para isso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semuam), criou em 2011 o Projeto “Vamos Cuidar de Mesquita”, que visa à conscientização ambiental dos moradores e das pessoas atuantes na cidade.

O projeto é desenvolvido por sete agentes ambientais que atuam nos bairros mesquitenses, começando por Jacutinga e Santo Elias e se estendendo para Banco de Areia, Chatuba, Maria Cristina e demais localidades. Também são efetuadas ações de conscientização em eventos realizados no município. Em cada encontro são distribuídas de 60 a 120 mudas de árvores na cidade, ação que contribui para o reflorestamento local.

Através de um questionário socioambiental distribuído aos moradores, o Centro de Educação e Justiça Ambiental (CEJA) consegue identificar os maiores problemas que acontecem nas regiões visitadas. Em geral, surgem depósitos de lixo e entulho em lugar inadequado, infestação de pragas urbanas como caramujo africano, pombos e ratos. Por isso, além da ajuda da comunidade a Semuam também atua em parceria com outras secretarias municipais, como a de Saúde (Semus) e Obras (Semosp).

Para a Diretora de Educação Ambiental do município, Patrícia Monteiro, atuar em conjunto com os mesquitenses é de grande valia. “È muito importante conscientizar os moradores que para termos uma cidade melhor. Precisa haver a integração entre população e governo, pois quando cada um faz a sua parte, os resultados são mais satisfatórios”, orienta.

0 comentários:

Postar um comentário