segunda-feira, 18 de abril de 2011

Dia do índio é celebrado com destaque nas unidades escolares de Mesquita





Mesquita preparou uma série de atividades no mês de abril para comemorar o Dia do Índio. Amanhã, 19, data que celebra o dia dos povos indígenas, haverá uma apresentação de índios da tribo Guarani, no auditório da prefeitura, que fica na Rua Arthur de Oliveira Vecchi, nº 120, Centro. Os integrantes da Aldeia Sapukaí, de Angra dos Reis, mostram sua cultura através da música e da dança, a partir das 9h. A prefeitura pede para que o público traga um quilo de alimento não-perecível. Toda arrecadação será doada para a aldeia Sapukaí.



Os festejos tiveram início entre os dias 12 a 14 de abril, no Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Paulo Freire. A unidade recebeu os índios de etnia Fulni-ô, que apresentaram suas danças típicas, artesanatos e realizaram uma palestra sobre os costumes e hábitos da aldeia. A visita foi recebida com um presente para a unidade escolar de Mesquita, que comemora seus cinco anos de fundação também em abril.



No dia 25 de abril será a vez da Escola Municipal Vereador Américo dos Santos, em Banco de Areia, receber os índios Fulni-ôs. A tribo vai se apresentar às 9h e às 14h. E para finalizar as comemorações, no dia 30 de abril (sábado), um grupo de alunos das unidades municipais Machado de Assis e Genair Ramos Gabriel vão ao Museu do Índio, em Botafogo, acompanhados de seus professores e diretores. O transporte será feito com o ônibus da Secretaria de Educação (Semed). Segundo a secretária da Semed, Maria Fatima de Souza, a escola tem a missão de fazer a criança entender que a riqueza do povo é a sua diversidade, presente nas diversas etnias, línguas e costumes. “Nós estamos muitos contentes com esta celebração e eu, particularmente, estou muito emocionada com esta experiência”, conclui a secretária.







(Fotos:Semed)

0 comentários:

Postar um comentário