quarta-feira, 6 de abril de 2011

Mesquita ganha Selo da Educação Para a Igualdade Racial



A Secretaria Municipal de Educação de Mesquita (Semed) recebeu o “Selo da Educação Para a Igualdade Racial 2010”. O prêmio foi entregue no dia 21 de março pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) em Brasília. A Semed conquistou a premiação por ter desenvolvido durante todo o ano letivo de 2010, ações de valorização da história e cultura africana, através dos estudos em sala de aula, do desfile cívico e da Mostra Cultural Literária.


O selo foi lançado em 2010 e tem como objetivo contemplar as unidades escolares que tiveram êxito nas atividades de conhecimentos que valorizem o patrimônio histórico e cultural dos povos negros no Brasil e na África, em cumprimento da Lei nº 10.639/03, que exige a obrigatoriedade do estudo da história da África em todo território nacional. As unidades escolares e secretarias estaduais e municipais de Educação puderam inscrever suas ações até o fim de 2010. Foram contempladas as 16 primeiras experiências exitosas de escolas e secretarias de Educação. A Prefeitura de Mesquita foi a única que ganhou o prêmio no Estado do Rio de Janeiro.


A secretária de Educação de Mesquita, Maria Fátima de Souza, recebeu o certificado, um estandarte e uma caixa de livros, que servirão de ferramentas para continuar o trabalho nas unidades escolares. Além do selo, a solenidade abriu as atividades do Ano Internacional dos Afros Descendentes, na mesma data em que se comemora o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial.


De acordo com Maria Fátima, o selo foi fruto de um trabalho de equipe que envolveu toda a secretaria. “Este selo é o reconhecimento das diretrizes de ações étnicas raciais no município. Com ações entrelaçadas, envolvimento de toda a equipe e dedicação da Semed, o selo foi dado para Mesquita. Durante um ano a prefeitura, a Secretaria de Educação e demais órgãos terão o direito de utilizar a marca do selo em seus materiais de divulgação”, afirma a secretária.


( Fotos:Semed)

0 comentários:

Postar um comentário