segunda-feira, 18 de abril de 2011

Políticos da Baixada Defendem Investimentos para região durante Copa do Mundo e Olimpíadas de 2016



A Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 poderão gerar investimentos aos 13 municípios que formam a Baixada Fluminense. A notícia foi transmitida hoje (15/04), através do assessor especial do Ministério do Esporte, Joel Benin, em um encontro realizado na Sala de Cinema Popular Zelito Viana, na sede da Prefeitura de Mesquita. O evento foi articulado pelo prefeito anfitrião, Artur Messias (PT), a deputada federal, Jandira Feghalli (Pc do B) e reuniu prefeitos, vereadores, secretários municipais de Esportes e atletas da região. “Além de ser uma paixão, o esporte também é política pública relevante. A Baixada Fluminense precisa ser vista como um potencial para se acreditar e investir”, disse Artur Messias. O encontro terá desdobramento, em um fórum, com data e local a serem anunciados, aberto a todos os segmentos sociais para discussão sobre as oportunidades que as cidades poderão abraçar com a realização dos dois futuros eventos.


Além de Messias, os prefeitos de Nilópolis, Sérgio Sessim e Paracambi, Tarciso Pessoa e a prefeita de Nova Iguaçu, Sheila Gama participaram da reunião. O presidente da Câmara de Mesquita, André Taffarel, os vereadores do município, Eduardo Costa, Robson da Nazareno, Dida, Sérgio Miranda, Hailé, os vereadores de Nova Iguaçu, Fernando Cid e Wellington Pires e o representante da Fundação Ari de Carvalho, responsável pelo projeto Olimpíadas da Baixada, promovido através do Jornal O Dia, Ivan Fortes; a secretária municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Mesquita, Márcia Braga e o Diretor de Esporte do município, Ulisses Sampaio também fizeram parte dos convidados. Um grupo de alunos de Taekwondo, uma das dezenas de modalidades esportivas desenvolvidas na cidade, fizeram homenagens aos 12 estudantes mortos no massacre de Realengo.


De olho nas oportunidades que poderão surgir, Sérgio Sessim disse que a Baixada Fluminense precisa se integrar para não perder investimentos, enquanto o prefeito de Paracambi, Tarciso Pessoa, citava o ativista político, Martin Luther Kinker. “Ele lutou para que os negros tivessem igualdade nos Estados Unidos. E nós temos que lutar para que a Baixada Fluminense deixe de sofrer preconceitos e tenha os mesmos direitos de outras cidades do Estado”, destacou. A prefeita de Nova Iguaçu,a professora, Sheila Gama concordou com os colegas e disse que a região precisa de mais parcerias. “Potencial e capacidade nós já temos”, afirmou.


Como porta-voz do Ministério dos Esportes, Joel Benin exibiu o planejamento para a Copa do Mundo de 2014 e disse que estão destinados cerca de R$ 24 bilhões para o primeiro ciclo do projeto. Segundo ele, o governo federal irá investir na melhoria de praças esportivas em todo o país. “Temos que fortalecer investimentos e assegurar condições”, alertou. “Com a realização do Forum, no próximo encontro, poderemos discutir sobre os programas que podem chegar na Baixada para gerar emprego, renda e oportunidades com a Copa do Mundo e as Olimpíadas”, sugeriu. Messias e Jandira comprometeram-se em agendar o novo encontro, que já tem como sugestão de pauta a criação do Conselho da Baixada Fluminense do Legado para a Copa do Mundo e Olimpíadas, sugerido através do vereador iguaçuano, Fernando Cid.



(Fotos: Luiz Alan)

0 comentários:

Postar um comentário