segunda-feira, 13 de junho de 2011

Luta contra a hanseníase

A Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro promovem, no dia 16 de junho, das 9 às 16 horas, na Escola Municipal Dr. Ely Baiense Vailante, na Avenida São Paulo 142, no Centro de Mesquita, a Campanha em Busca de Sintomáticos de Pele.

Enquanto aguardam pela consulta dermatológica, que abrirá a campanha às 9 horas, os usuários assistirão a uma peça desenvolvida pelo Grupo de Teatro de Morthan sobre a hanseníase, que evidenciará os sinais e sintomas, o tratamento e a cura da doença. As consultas podem ser agendadas antecipadamente nas unidades de saúde dos bairros Coreia, Juscelino e Centro. De qualquer forma, toda a demanda espontânea será atendida.

Em sua terceira edição, a ação conta com a participação da equipe de dermatologistas da Sociedade Brasileira de Dermatologia; da coordenadora Estadual do Programa de Hanseníase, Kédman Trindade; e de médicos e enfermeiros das unidades de saúde do município. A busca ativa de casos novos de hanseníase é uma realização da SEMUS em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro.

A Campanha tem como objetivo principal acelerar o diagnóstico e iniciar as ações para o efetivo tratamento da hanseníase a partir da descoberta de algum problema detectado na pele de seus moradores. A grande busca desses sintomáticos de pele, em junho, abrange moradores dos bairros Alto Uruguai, Coreia, Juscelino e Centro, que são atendidos pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Alto Uruguai, Coreia e Juscelino e pelo Programa de Saúde da Família (PSF) Caixa D’Água e Coreia.

A SEMUS destaca que a campanha Rio Sem Manchas - de combate à hanseníase -, lançada pela prefeitura em janeiro, já percorreu os bairros Banco de Areia, Vila Emil, Cosmorama, Vila Norma, Santo Elias, Jacutinga e Cruzeiro do Sul. Em julho, é a vez da população da Chatuba e de Santa Terezinha. Já em agosto, finalizando o calendário de 2011, os profissionais de saúde acompanharão os moradores de Edson Passos.

0 comentários:

Postar um comentário