terça-feira, 21 de junho de 2011

Mesquita lança programa Jogue Limpo

IMAGEM: DIVULGAÇÃO

A prefeitura de Mesquita, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semuam), lança amanhã, dia 22 de junho, o programa Jogue Limpo na Cidade de Mesquita. O evento acontece às 10h, no Posto de Combustível JB, localizado na Avenida Presidente Costa e Silva, s/n°, no bairro de Edson Passos.

O programa Jogue Limpo na Cidade de Mesquita, tem como objetivo garantir que as embalagens de óleo lubrificante utilizadas pelos motoristas tenham uma destinação correta, de forma segura e ambientalmente adequada. O resíduo plástico é um dos principais passivos ambientais, uma vez que este material leva mais de 400 anos para se decompor na natureza.

O evento é uma parceria da prefeitura de Mesquita com o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes (SINDICOM) e com o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Rio de Janeiro. Com a implantação deste programa, Mesquita passa fazer parte da lista de municípios contemplados, já que o programa já existe em toda região sul e em 30% do sudeste do país.

O Programa Jogue Limpo, foi criado em 2005 no Rio Grande do Sul para estabelecer um sistema de logística de reversa de embalagens plásticas de lubrificantes pós-consumo. A coleta dos resíduos é feita nos canais de revenda do produto e as embalagens serão transportadas em veículos especiais para centrais de recebimento. Nestas centrais, as embalagens recebem tratamento, sendo transformadas em fardos e encaminhadas para empresas recicladoras licenciadas.

0 comentários:

Postar um comentário