quarta-feira, 29 de junho de 2011

Mesquita lança programa Jogue Limpo



FOTOS: LUIZ ALAN


A prefeitura de Mesquita lançou hoje, 22 de junho, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, (Semuam), o programa Jogue Limpo, às 10h, no posto de Combustível JB, no bairro de Juscelino. O programa visa garantir que as embalagens de óleo lubrificante utilizadas pelos motoristas tenham uma destinação correta, de forma segura e ambientalmente adequada.
 
O evento contou com a presença do prefeito, Artur Messias, da secretária de Meio Ambiente, Kátia Perobelli, do representante do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes (SINDICOM), Antônio Nóbrega; do presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Rio de Janeiro (SINDESTADO), Ricardo Lisboa e do representante da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes, João Batista.
 
De acordo com o prefeito, Artur Messias, a cidade de Mesquita está construindo uma política ambiental sólida. “Nossa cidade é pioneira na questão de logísticas de reservas. Devemos conscientizar todos os comerciantes da região. Nossa meta é alcançar 100% dos postos de combustíveis do município”, afirma o prefeito.
 
Com a implantação deste programa, Mesquita passa fazer parte da lista de municípios contemplados, já que o programa já existe em toda região sul e em 30% do sudeste do país. O Programa Jogue Limpo, foi criado em 2005 no Rio Grande do Sul para estabelecer um sistema de logística de reversa de embalagens plásticas de lubrificantes pós-consumo. A coleta dos resíduos é feita nos canais de revenda do produto e as embalagens serão transportadas em veículos especiais para centrais de recebimento.
Segundo o presidente do Sindestado, Ricardo Lisboa, para o sucesso do programa é necessário a participação de todos. “A responsabilidade e a conscientização dos motoristas é fundamental para esse processo. A sociedade produtora e revendedora já começou a se movimentar. Nas centrais de recolhimento, as embalagens plásticas recebem tratamento inicial, que possibilita seu encaminhamento para empresas recicladoras.”, concluiu Ricardo.

0 comentários:

Postar um comentário