quarta-feira, 29 de junho de 2011

Mesquita realiza 4º Fórum dos Direitos do Idoso


FOTOS: LUIZ ALAN

A secretaria de Assistência Social e Trabalho de Mesquita (Semas) e o Conselho Municipal de Defesa e Proteção da Pessoa Idosa (CMDPI) realizaram nesta terça-feira, dia 28 de junho, o 4º Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Mesquita.
A atividade foi desenvolvida no Auditório Apolônio de Carvalho, em Rocha Sobrinho, das 8h às 12h, e contou com a presença do prefeito Artur Messias; da secretária da Semas, Márcia Brandão; do presidente da Câmara de Vereadores, André Taffarel; da presidente do CMDPI, Marli Barbosa; da coordenadora dos conselhos de Mesquita, Denise Rosendo; da coordenadora dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Neide Aparecida; do subsecretário de Educação, João Quintanilha; e dos vereadores Eduardo Costa e Robson da Nazareno.
Participaram do 4º Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Mesquita dezenas de pessoas da sociedade civil ligadas a grupos da terceira idade, como os participantes dos projetos “Ativa Idade”, “Ação em Movimento”, “Saúde em Movimento”, “Associação Beneficente Bem Viver”, além dos alunos da Educação de Jovens e Adultos das escolas municipais. A comunidade reivindicou melhorias para os idosos ao prefeito, que por sua vez assumiu um compromisso de realizar uma plenária com os grupos presentes. “Esse fórum terá um desdobramento. Me coloco à disposição para que na companhia de todos os secretários, possamos melhor definir as políticas de Mesquita a partir da perspectiva da terceira idade”, afirma Artur Messias.

 
O encontro abordou questões sobre como envelhecer de forma digna em um espaço de construção coletiva, visando contribuir para as definições de políticas públicas voltadas para os idosos da cidade. Uma palestra com a psicóloga e membro do conselho Estadual do Idoso, Maria José Ponciano, foi ministrada abordando o tema “Compromisso de Todos por um Envelhecimento Digno no Brasil”.
Para Márcia Brandão, o 4º Fórum se mostrou mais construtivo. “Todos já passaram por essa experiência, por isso, suas ideias e colocações estão amadurecidas. As propostas colocadas aqui serão transformadas em um relatório que será apresentado na Conferência Regional, que acontecerá em julho, em Nova Iguaçu”, explica a secretária da Semas.



0 comentários:

Postar um comentário