terça-feira, 14 de junho de 2011

Professores de Mesquita vão a Resende discutir o GEEMPA

A Prefeitura de Mesquita, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), promoveu, no mês de junho, no Centro Educacional Olavo Bilac, em Resende, a participação de 20 professoras da rede municipal de Mesquita e duas técnicas do Setor Pedagógico da SEMED no Encontro de Assessoria para os Professores do Programa de Correção de Fluxo – GEEMPA.

A proposta inicial do encontro foi traçar um panorama sobre o GEEMPA no país. A Profª Dra. Ester Pillar Grossi – organizadora e idealizadora do GEEMPA – conduziu a dinamização e dividiu os professores em grupos de trabalho. A Profª. Ester Pillar também apresentou a proposta de continuidade desta parceria com os municípios até o ano de 2014.

Estavam presentes professores dos municípios de Mogi das Cruzes (SP), Rio Claro (SP), Nova Iguaçu (RJ), Mesquita (RJ), Araruama (RJ), Japeri (RJ) e S. João da Barra (RJ).

O GEEMPA é uma associação civil de caráter científico, sem fins lucrativos, que tem por finalidade o estudo e a pesquisa, para o desenvolvimento das ciências da educação e a realização de ações efetivas, visando a melhoria da qualidade do ensino. 

A correção de fluxo consiste na realização de um trabalho de alfabetização com crianças que passaram pela escola  por alguns anos, sem ter alcançado a aprendizagem desejada. Tendo, inclusive, enfrentado a retenção escolar. Os professores do GEEMPA são preparados para trabalharem com atividades diferenciadas no contexto do letramento, fazendo uso de dinâmicas de grupo e jogos pedagógicos nas aulas, que são realizadas no contraturno. A correção de fluxo em Mesquita atende a 497 alunos através de 29 professores em turma.

0 comentários:

Postar um comentário