terça-feira, 19 de julho de 2011

Mesquita ganha Delegacia legal

FOTOS: LUIZ ALAN

O governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, o prefeito de Mesquita, Artur Messias e o vice-prefeito, Paulo Paixão, inauguraram na manhã de hoje (18) a nova sede da 53ª DP (Mesquita). A unidade, que já começou a atender todas as ocorrências, é a 133º instalada no Estado pelo Programa Delegacia Legal.

Durante a cerimônia de inauguração o governador destacou o apoio da prefeitura de Mesquita para a aquisição do terreno onde foi construída a unidade, na Avenida Getúlio de Moura, 1.289, no centro. O terreno, de 796,80 m², foi doado por um proprietário particular e intermediado pela prefeitura junto ao Governo do Estado. “A intervenção e o empenho do prefeito Artur Messias para conseguir o terreno foram fundamentais para que hoje Mesquita tivesse uma Delegacia Legal. Com esse programa, o Rio será o primeiro estado brasileiro a acabar de vez com as carceragens dentro de delegacias. As Delegacias Legais são um marco para dignidade do cidadão que tem nelas uma qualidade no atendimento e maior conforto”, disse Sérgio Cabral.

O custo total das obras e a compra dos equipamentos tiveram o valor de R$ 1.873.547,70. Parte dos recursos foi financiado pelo Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDS). A Delegacia Legal de Mesquita foi a primeira unidade de polícia a receber o financiamento do BNDS.No evento Artur Messias anunciou um projeto pioneiro que pretende transformar o prédio onde funcionava a antiga a 53ª DP, na rua Paraná, na primeira sede do Risp da Baixada Fluminense (Região Integrada de Segurança Pública). “Vamos apresentar uma proposta ao Governo do Estado para criar à primeira Risp da região, integrando as policias civil e militar em um único local. Com esses novos equipamentos, Mesquita sai de uma situação arcaica de polícia e entra na modernidade, oferecendo melhores condições de trabalho aos policiais”, garante Artur, anunciando ainda outras ações de desenvolvimento na cidade de Mesquita. “Hoje o município já conta com equipamentos que trazem maior conforto para população. Até o final do ano vamos entregar as obras do viaduto que ligará Mesquita a Nilópolis, o Hospital da Mãe, no bairro de Maria Cristina, a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA), em Edson Passos, entre outras ações. Mesquita só tem a crescer com a parceira Estado e município”, ressalta o prefeito.

A cerimônia de inauguração contou ainda com a presença de delegados de diversas delegacias da Baixada, do coordenador do Programa Delegacia Legal, Cesar Campos, autoridades da Polícia Civil e Militar, como a chefe de Polícia Civil, delegada Marta Rocha, o comandante do 20ºBPM (Mesquita), coronel Mendes e o comandante do 3ºCPA, coronel Marcus, entre outras autoridades.

Com a unidade de Mesquita ficam faltando apenas às delegacias 52ª DP de Nova Iguaçu/DEAM (em obras), 55ª DP de Queimados (fase final de implantação), 59ª DP de Duque de Caxias/DEAM (em licitação), 65ª DP de Magé (em obras) e 60ª DP de Campos Elíseos (pesquisa de terreno) para concluir o Programa Delegacia Legal na Baixada Fluminense.

0 comentários:

Postar um comentário