quarta-feira, 20 de julho de 2011

Mesquita se mobiliza em solidariedade ao menino Tiago Prado

No dia do amigo, comemorado hoje (20), quase duas mil pessoas, entre amigos conhecidos e anônimos, participaram na cidade de Mesquita de uma grande campanha pela vida através da doação de medula óssea, promovida pela família do pequeno, Tiago Prado dos Santos, de 4 anos, que há 1 ano e dois meses luta contra a leucemia.

Em Mesquita, a campanha que já foi realizada em Brasília com recorde de doadores, - mais de três mil doações - , aconteceu na 1º Igreja Batista de Cosmorama, em Cosmorama. A ação mobilizou doadores de diversos bairros da cidade e de outros municípios da Baixada Fluminense e do Rio, e contou com o apoio do Hemorio, que levou técnicos para coleta e 1.400 Kits de doação. Cerca de cinco ônibus lotados também trouxeram doadores de igrejas e associações de moradores de vários bairros da região. “Há dois meses descobrimos que só um transplante de medula óssea pode salvar o Tiago. Desde então estamos lutando contra o tempo e contando com a ajuda e o apoio de amigos e voluntários. Todos em prol da vida do Tiago e de tantos outros que precisam desse tipo de doação. É preciso que o Brasil levante essa bandeira. Nossa campanha, além de buscar com urgência um doador compatível para o Tiago, abastece também o banco de dados do Hemorio para que outros pacientes tenham a chance de encontrar seu doador compatível o quanto antes”, afirma o pai do menino, o militar do Exército, Wanderson Barbosa Santos, de 39 anos.

A família mora em Brasília e desde que souberam da doença do menino, passaram a residir no município de Mesquita, onde o pai de Tiago foi criado na infância. O menino está internado para tratamento no Instituto Nacional do Câncer – INCA, no centro do Rio.
O pintor Andreilson dos Santos, de 34 anos, foi um dos primeiros doadores da campanha em Mesquita. Feliz em poder participar, ele torce para que seja o doador que poderá salvar o pequeno Tiago. “Tenho dois filhos e posso imaginar a ansiedade em encontrar um doador que os pais dele devem estar sentindo. Quero muito ser essa pessoa, mas se não for, peço a Deus que apareça seja logo esse anjo que salvará outro anjo”, disse Andreilson.


Quem quiser participar da campanha poderá se cadastrar como doador de medula óssea, no INCA, que fica na Praça da Cruz Vermelha, s/nº, no Centro do Rio, de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 14h30 e aos sábados, das 8 às 12h. Não é preciso agendar.

Já para doações no Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti ( Hemorio) é necessário ligar para o Disque- Sangue, pelo telefone 0800-2820708, das 8h às 12h, de segunda-feira a sexta-feira e agendar a data para efetuar a doação. O Hemorio fica na rua Frei Caneca, 08, no Centro do Rio de Janeiro.

Box


A doação de medula óssea acontece da seguinte maneira: será coletada uma amostra sanguínea para a tipagem do Sistema HLA (Antígenos de Histocompatibilidade). O doador ficará cadastrado em um Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea, o REDOME, e quando seu Sistema HLA for compatível com o sistema HLA do paciente que necessita do transplante, poderá ser chamado para efetuar a doação da medula óssea. Poderão ser doadores, homens e mulheres, que pesem mais de 50 quilos, na faixa etária entre 18 a 55 anos incompletos, com boa saúde e não tenham tido doenças hematológicas e hepatites B e C. É necessário levar um documento oficial com foto.



(Fotos: Luiz Alan)

0 comentários:

Postar um comentário