segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Campanha de doação em Mesquita reúne mais de 4 mil pessoas

 FOTOS: J.C. MARINHO


Nos últimos dias 5 e 6 o município de Mesquita foi tomado pela solidariedade, quando mais de 4 mil pessoas participaram da Campanha de Doação de Medula Óssea, realizada pela prefeitura de Mesquita em parceria com o Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (Hemorio).

A campanha, a segunda realizada no município, conseguiu ao todo 2.400 coletas de sangue para realização dos testes de compatibilidade para o menino Tiago Prado Santos, de 4 anos. Morador do bairro de Cosmorama, Tiago corre contra o tempo para conseguir encontrar um doador compatível de Medula Óssea.

O prefeito Artur Messias foi um dos que aderiram à campanha e vestiu a camisa da solidariedade. “É muito importante que todos participem dessa campanha de solidariedade, não só à procura de um doador para o Tiago, como também para tantos outros pacientes que hoje estão na fila de espera. Espero sinceramente poder ajudar ainda mais sendo o doador compatível para um deles”, disse Artur Messias, que realizou o teste de compatibilidade no sábado (6). Neste dia todos os agentes da Guarda Municipal de Mesquita trocaram o uniforme pela camisa da campanha com objetivo de ampliar a mobilização de doação de medula óssea.

Desde que descobriu há cerca de dois meses que somente um transplante de medula poderá salvar a vida de Tiago, a família vem realizando diversas campanhas de doações. “Tiago era uma criança comum e muito alegre. Depois que descobrimos que ele tinha leucemia (há dois anos) começamos nossa luta que se intensificou há dois meses. Agradeço a todos que estão lutando conosco nessa causa. Mas além de procurarmos um doador para Tiago, queremos levantar a bandeira da campanha de doação de medula óssea. Por isso quanto mais doadores aparecerem mais vidas estarão sendo salvas.”, disse o pai, Wanderson Barbosa Santos, de 39 anos.

Quem quiser participar da doação pode procurar a sede do Hemorio, rua Frei Caneca, ´8, no centro do Rio de Janeiro. Poderão realizar os testes de compatibilidade, homens e mulheres, que pesem mais de 50 quilos, na faixa etária entre 18 a 55 anos incompletos, com boa saúde e que não tenham tido doenças hematológicas e hepatites B e C. É necessário levar um documento oficial com foto.

A doação de medula óssea acontece da seguinte maneira: será coletada uma amostra sanguínea para a tipagem do Sistema HLA (Antígenos de Histocompatibilidade). O doador ficará cadastrado no REDOME, e quando seu Sistema HLA for compatível com o sistema HLA do paciente que necessita do transplante, poderá ser chamado para efetuar a doação da medula óssea.









0 comentários:

Postar um comentário