quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Parada Gay reúne multidão em Mesquita

 FOTOS: J.C. MARINHO



As cores do arco-íris, que simbolizam o movimento LGBT, invadiram a cidade de Mesquita no último final de semana, quando foi realizada a terceira edição da “Parada LGBT de Mesquita, realizada no domingo, dia 28. O evento, organizado pela Associação de Gays e Amigos de Nova Iguaçu e Mesquita (Aganim), com o apoio da Prefeitura, reuniu mais de 10 mil pessoas na Avenida São Paulo, no centro da cidade. A passeata teve como padrinhos oficiais a modelo Luciana Picorelli e o ex-BBB, Daniel Rolim.

A novidade desta edição, que teve como tema “Eu Tenho o Direito de Amar e Viver Livremente. Diga Não à Violência Social e à Homofobia", foi à ação social que aconteceu durante toda manhã. Na ocasião os participantes puderam colocar a saúde em dia com a realização de exames de sangue, de glicose, aferição de pressão, além de receberem orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis. “Essa foi à primeira vez que participei de um evento LGBT. Acho que é dever do brasileiro respeitar a opção sexual de cada um, por isso resolvi trazer minha esposa e meus dois filhos para dar a eles, desde cedo, o exemplo de respeito ao próximo e ainda pude aproveitar para fazer exames de sangue na família toda”, disse o pedreiro Paulo da Silva Pereira, de 54 anos, morador do bairro da Chabuta.

De acordo com os produtores, Manoel Ferreira (Neno) e João Elias (Jô), o tema deste ano teve como objetivo defender a aprovação do projeto de lei que tramita no Senado Federal há quatro anos e que criminaliza a homofobia, equiparando o preconceito contra lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros ao crime do preconceito racial. “É preciso por um fim no preconceito, seja ele qual for. A opção sexual de uma pessoa deve ser respeitada. O município de Mesquita deu um grande exemplo de cidadania se tornando à primeira cidade da região a criar uma lei contra a homofobia. Essa edição provou que a cidade está unida, pois pudemos contar com o apoio de diversas entidades, públicas e privadas, políticos, artistas e pessoas que apóiam a causa”, afirmou Neno, presidente da AGANIM.

0 comentários:

Postar um comentário