segunda-feira, 19 de setembro de 2011

DESFILE CÍVICO ESCOLAR DE MESQUITA ANIMA PÚBLICO COM VÁRIOS RITMOS MUSICAIS



Não faltou ritmo no Desfile Cívico-Escolar, promovido pela Prefeitura de Mesquita, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), no último sábado (17), na Avenida São Paulo, Centro da cidade. Alunos e professores das 32 escolas municipais e de escolas estaduais e particulares, fizeram do tema do desfile: A Música, homenagem ao compositor Nelson Cavaquinho, morador do município em décadas passadas, uma contagiante mistura de vários gêneros musiciais: do clássico ao funk, arrancando delírio do público de mais de cinco mil pessoas que lotou as arquibancadas da avenida.

A música é matéria obrigatória nas escolas da rede municipal, determinado, através de lei, pelo prefeito Artur Messias. "A música está na vida do ser humano, despertando emoções e sentimentos. Não é apenas associação de sons e palavras, mas um valioso recurso que pode fazer a diferença nas escolas, pois ela encaminha o indivíduo para um mundo prazeroso e satisfatório a mente e ao corpo, o que sem dúvida, facilita o aprendizado", disse o prefeito. E para mostrar o que aprendem nas oficinas musicias, um grupo alunos da Escola Municipal Expedito Miguel deu show na apresentação de hip hop, enquanto outros, detalharam, em várias alas, o samba enredo de 1976: Os Sertões, da Escola de Samba Em Cima da Hora.

A Banda Marcial Municipal da Prefeitura de Seropédica, do maestro, Rogério, sempre presente nos desfiles de Mesquita, também teve destaque no evento ao tocar a música, I will survive, de Glória Gaynor, hit marcante nas paradas gays, e Que País é Esse, de Legião Urbana. O aposentado, Jorge Martins, que administra a Brigada Militar, estabelecida no Bairro Chatuba, há quase 20 anos, emocionou o público e autoridades presentes, ao desfilar a frente da Ong, que prepara meninos e meninas para carreira militar, em sua cadeiras de rodas.

A Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Semctel) não fez por menos: apresentou em seu desfile, integrantes da Academia Municipal de Letras, praticantes de Aeromodelismo (esporte predominante no município), e atletas de várias modalidades esportivas, exibindo centenas de medalhas conquistadas em campeonatos regionais e nacionais. A Semctel oferece dezenas de cursos esportivos gratuitos. As aulas acontecem diariamente no Parque de Eventos, futura sede da Vila Olímpica, Rua Baronesa de Mesquita, Bairro Cosmorama, próximo a Estação de Edson Passos.

Participantes do Projeto Criança Cidadã, desenvolvido no município através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (Semas) também desfilaram na Avenida São Paulo, assim como estudantes da Escola de Jovens e Adultos (EJA), de várias unidades municipais. E não faltaram os Guardas Municipais, Policiais Militares (20º BPM) e soldados do Grupamento de Incêndio de Nova Iguaçu e do Exército.

A Escola Estadual Dom Pedro I, a mais antiga escola pública de Mesquita, onde estudam cerca de três mil alunos e a Escola Municipal Rotariano Arthur Silva arrancaram muitos aplausos do público. A Rotariano, com sua Banda Marcial, mostrou e tocou músicas de várias décadas, de Raul Seixas a Luan Santana. Professores da escola desfilaram, usando uma camiseta com um trecho da música, O Que é, O Que é, de Gonzaguinha, estampada nas costas: "Eu fico com a pureza da resposta da crianças..." Já a Escola Municipal Doutor Manoel Reis, manteve a tradição das bandeiras dos estados, carregadas por dezenas de alunos do colégio.

O Rock in Rio foi lembrado pelos alunos da Escola Municipal Américo dos Santos, do Bairro Bando de Areia. Até mesmo os estudantes que participam da oficina, Show de talentos fizeram questão de ir pra avenida. A Banda Marcial da Escola Municipal de Nova Iguaçu, Venina Correia Torres, destacou o batuque do Olodum da Bahia. Outro destaque do desfile foi a Banda da Escola Municipal Deoclécio Dias Machado, do Bairro Cosmorama, que mostrou afinação com o público das arquibancadas, o mesmo acontecendo com a Banda da Escola Municipal Governador Roberto Silveira, que encerrou seu desfile em ritmo de samba. "Além da tradição, o desfile escolar de Mesquita é um resgate da história e cultura da nossa cidade. Sem dúvida, emocionante", avaliou a secretária municipal de educação, Maria Fátima Souza.

 

                                      
(Fotos: J.C Marinho)








0 comentários:

Postar um comentário