terça-feira, 11 de outubro de 2011

Mesquita demonstra método padrão de racionamento de energia para Companhia Energética de Minas Gerais

(Fotos: J.C.Marinho)


A Unidade de Gestão Energética Municipal de Mesquita (UGEM), responsável pelo mapeamento do consumo de energia nos equipamentos públicos recebeu hoje, dia 11, a visita de três representantes da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), e do coordenador de projeto de eficiência energética do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), Luiz Felipe Pacheco.
A reunião, que foi solicitada pela equipe da CEMIG, foi realizada para que os representantes mineiros observassem o trabalho desenvolvido em Mesquita, que se tornou padrão entre as cidades da área de concessão da Light, que por sua vez abrange um total de 31 municípios em todo o Estado do Rio de Janeiro. A CEMIG está presente em 774 municípios e pretende implantar a UGEM em 50 cidades das quais presta serviço.
Durante o encontro, o coordenador da UGEM de Mesquita, Feliciano Inacio da Silva, mostrou além dos métodos de organização e estrutura dos funcionários, o blog do setor. Também estiveram presentes os membros Paulo Renato de Souza e Luciene Prazeres. “É preciso após estruturar, consolidar o projeto e dar continuidade”, afirmou Feliciano Inacio da Silva. A UGEM de Mesquita também utiliza do software da Eletrobrás “Sistema de Informação Energética Municipal”, o Siem, que auxilia no gerenciamento das unidades.
De acordo com Paulo Renato de Souza, a UGEM de Mesquita, que foi implantada em 2010, já conseguiu identificar os pontos críticos de energia que geravam desperdício. “Hoje, lâmpadas e equipamentos que consumiam muita carga estão sendo substituídos”, explica ele. Para o gerente de relacionamento com clientes do Poder Público da Distribuição da CEMIG, Anderson Ferreira, a visita foi muito proveitosa. “Identifiquei questões que não haviam sido alertadas. A partir da experiência de Mesquita, tiramos lições que irão nos evitar grandes problemas. Aprendi hoje aqui conceitos que irão auxiliar muito nossas prefeituras”, concluiu.

Paulo Renato de Souza,  Feliciano Inacio da Silva e Luciene Prazeres (membros da UGEM de Mesquita); Luiz Felipe Pacheco (IBAM); Conceição Dilene Batista, José Firmo do Carmo Junior e Anderson Ferreira (CEMIG).


0 comentários:

Postar um comentário