terça-feira, 25 de outubro de 2011

Mesquita promove Seminário de Educação Integral


FOTOS: DIVULGAÇÃO/ SEMED


A Prefeitura de Mesquita, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou hoje, dia 25, a abertura do I Seminário de Educação Integral. A atividade aconteceu na Catedral Metodista Ebenézer, na Rua Cosmorama, nº 800.

Estiveram presentes na cerimônia de abertura o prefeito, Artur Messias; técnica do Ministério da Educação (MEC), Lucenir Pinheiro; secretária da Semed, Maria Fátima de Souza e o pastor Ronaldo Bahia, representando toda a congregação metodista de Mesquita, além de 200 profissionais da educação de Mesquita.

O I Seminário de Educação Integral tem uma proposta voltada para a capacitação dos profissionais da educação da rede municipal de ensino de Mesquita e para os monitores que atuam no Programa de Educação Integral Mais Educação do Governo Federal, que é desenvolvido em 17 unidades escolares de Mesquita, visando iniciar um debate sobre a educação integral como política pública municipal.

No primeiro dia do seminário as palestra foram ministradas pelas professoras da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Janaína Menezes, que abordou o tema “Avanços e Desafios na Educação Integral”, e pela professora Ligia Martha, que discursou sobre “Currículo e Aprendizagem na Educação Integral”. O evento também contou com a apresentação cultural da banda do Programa Mais Educação da Escola Municipal Vereador Américo dos Santos, onde alunos do 4º ao 9º ano cantaram o Hino Nacional.

Para Artur Messias, é preciso viabilizar a proposta do ensino integral. “É uma iniciativa que veio para ficar e isso é um ponto muito positivo, mas precisa do envolvimento de todos. O desafio é fazer com que escola permita ao aluno interagir com este mundo de forma proveitosa”, afirma o prefeito. Segundo a professora Lucenir Pinheiro, a expectativa do MEC é que a Educação Integral chegue a 36 mil unidades escolares até o fim de 2011. “É com muita satisfação perceber o compromisso da cidade em realizar uma educação integral de qualidade”, disse a professora.

No encerramento, que acontece amanhã, dia 26, na Igreja São Nicolau, na Rua Cosmorama, nº 738, os participantes serão divididos em grupos temáticos que irão discutir os temas propostos no seminário como, “Educação Integral”, “Integração Curricular”, “Tempos e Espaço Educativo” e “Transformação do Programa de Educação”. A expectativa é que 250 profissionais compareçam ao evento.

0 comentários:

Postar um comentário