terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Servidores de Mesquita participam de seminário sobre Mobilidade Urbana

FOTOS: LUIZ ALAN

O Sistema Firjan em parceira com a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e a prefeitura de Mesquita, encerrou hoje (6) o curso de capacitação técnica para o programa “Calçada Acessível e Mobilidade Urbana”. O evento aconteceu na sala de cinema Zelito Vianna, no Centro e reuniu funcionários de diversas secretarias, como Obras, Planejamento, Urbanismo, Meio Ambiente e Transporte.
 
Em Mesquita, o projeto, coordenado pelo arquiteto Luiz Gustavo Guimarães, foi desenvolvido em duas etapas. Na primeira fase, realizada no último dia 23 de novembro, os participantes tiveram um workshop prático de capacitação, aonde percorreram as principais vias do centro de Mesquita e visitaram prédios públicos para uma análise de área, com objetivo de detectar as principais barreiras encontradas no dia a dia dos cadeirantes, deficientes físicos e visuais. Hoje, na segunda etapa do projeto aconteceram as aulas teóricas com palestras sobre: “As pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida”, Exclusão espacial e desvantagens”, “Acessibilidade e Desenho Universal”, Barreiras de Acessibilidade e Experiência Ambiental”, entre outros temas.
O programa “Calçada Acessível e Mobilidade Urbana” é realizado pela Firjan em todos os municípios da Região metropolitana que englobam a Regional I / Baixada Fluminense da Firjan (Mangaratiba, Itaguaí, Seropédica, Queimados, Japeri, Mesquita, Nova Iguaçu, Nilópolis e Paracambi) e é dividido em várias etapas. Em Mesquita, 8º cidade a receber o programa, a terceira fase será a elaboração de uma cartilha informativa para gestores públicos sobre como projetar uma cidade acessível. Segundo o coordenador do projeto a previsão é de que a cartilha fique pronta em janeiro de 2012. “O objetivo principal desse programa é sensibilizar o poder público para a importância de projetar uma cidade nos moldes e normas corretas de acessibilidade, garantindo assim, acesso livre não só para deficientes, como para a população em geral”, afirma Luiz Gustavo.

0 comentários:

Postar um comentário