segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

MESQUITA EM ALERTA

A chegada do verão aumenta o risco de desastres naturais decorrentes ao grande volume de chuvas. Mas a cidade de Mesquita está em alerta. A secretaria Municipal de Defesa Civil traçou um plano de emergência que visa evitar tragédias como deslizamento de terra e enchentes.

No último dia 28 de dezembro, o prefeito Artur Messias (PT), participou no Palácio Guanabara, da apresentação do Plano para Prevenção de Tragédias, que monitorou através do Serviço Geológico do Estado, 31 municípios do Rio de Janeiro. A reunião foi liderada pelo vice-governador Luiz Fernando Pezão, que é coordenador de infraestrutura do Estado, e contou com a presença de diversos prefeitos, secretários e agentes de Defesa Civil.

De acordo com o balanço apresentado, foram identificadas em todo Estado 7.680 casas e 32 mil pessoas que vivem em áreas que podem ocorrer desastres. Em Mesquita, o estudo foi realizado em toda área de encosta, que percorre do bairro da Chatuba até Juscelino, onde foram identificadas 56 moradias e 233 pessoas que vivem em risco.

Segundo o diretor de Minimização de Desastres da secretaria de Defesa Civil de Mesquita (Semdec), Paulo Roberto Delgado, todas as áreas de risco identificadas pelo Governo do Estado estão sendo monitoradas diariamente. “Nossa equipe conta com 20 agentes de Defesa Civil. Além disso, funcionários de diversos setores da prefeitura de Mesquita como Guarda Municipal, vigilância sanitária, assistentes sociais e da secretaria de Meio Ambiente estão nos auxiliando na fiscalização”, explica. A Semdec funciona 24h e pode ser acionada de qualquer telefone através do número 199.

Mas o trabalho de prevenção deve ser feito por toda população. O governo do Estado está oferecendo palestras em todas as cidades para os agentes de Defesa Civil e líderes comunitários, que ensinam como se deve proceder em casos de chuva forte. “Aprendi que educação ambiental previne muitas tragédias. Não adianta nada o governo e a prefeitura investir em planos de prevenção se a população continua jogando lixo nos rios. Vou passar esse conhecimento aos meus vizinhos”, disse Luiz Simplício, líder comunitário no bairro Chatuba, após ter participado de uma palestra no Corpo de Bombeiros, nesta quinta, 5.

0 comentários:

Postar um comentário