terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Ano letivo começa com escola nova em Mesquita

                                                                  (Foto: J.C. Marinho)


O ano letivo nas escolas municipais de Mesquita começou hoje, dia 7 de fevereiro, e como uma grande novidade: a aquisição de uma nova escola. Com a municipalização do Colégio Estadual Professor Quirino em janeiro, a rede da cidade passa a ter 33 unidades. Localizada na Rua Luciano, nº151, em Santo Elias, a escola que antes oferecia turmas somente de anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, agora está voltada para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A carência de uma escola com turmas para educação de anos iniciais fazia com que muitos moradores de Mesquita procurassem vagas em escolas de municípios vizinhos. Mas hoje a realidade é outra. Em apenas 15 dias, mais de 320 alunos já estão matriculados. A unidade ainda possui 150 vagas para turmas do 1º ao 5º ano e 50 para EJA, mas que de acordo com a direção, serão preenchidas nos próximos dias devido à grande procura por matrículas no local. Atualmente a escola está com 15 turmas formadas, sendo duas de Educação Infantil, nove do 1º ao 5º ano e seis de EJA.

Segundo a professora Antoniele Sepúlveda, que responde temporariamente pela direção da unidade em parceria com Paula Pilar e a Secretaria de Educação (Semed), todos os 320 alunos matriculados na Escola Estadual Municipalizada Professor Quirino são novos. “Essa foi uma municipalização diferente, pois todos os antigos alunos foram transferidos para o CIEP Gelson Freitas, aqui em Santo Elias. Esses alunos são novos e o melhor, a grande maioria são moradores da Cidade, que antes estudavam longe de casa. Agora, vamos combater a evasão escolar nessa área, que acontecia por problemas de deslocamento”, explicou.

A unidade possui nove salas de aula, refeitório, pátio, uma biblioteca, que será revitalizada com o projeto Clube de Leitura e um laboratório de informática, também previsto para receber reformas durante o ano. A mais nova escola de Mesquita conta com uma equipe de 20 professores, um orientador educacional, merendeiras, inspetor, auxiliar de secretaria e secretário, todos concursados.

E a partir de maio a Escola Estadual Municipalizada Professor Quirino vai ganhar mais 150 novos alunos. Através do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano), cursos profissionalizantes na área da Saúde, com formação em administração e atendimento, serão oferecidas para estudantes de 18 a 29 anos, que não concluíram o Ensino Fundamental. As aulas terão duração de 18 meses. As inscrições poderão ser realizadas na própria escola e na sede da Semed. As datas ainda não foram definidas, pois a Semed aguarda a publicação do programa em edital. Os prazos serão divulgados nas escolas do município e no site da prefeitura, através do endereço http://www.mesquita.rj.gov.br/.

0 comentários:

Postar um comentário