quarta-feira, 28 de março de 2012

Limpa Rio Baixada é lançado em Mesquita

Foi lançado hoje em Mesquita o programa Limpa Rio Baixada, projeto desenvolvido pelo Governo do Estado através do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em parceira com seis prefeituras da região: Mesquita, Nilópolis, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Duque de Caixas e Belford Roxo, todas já beneficiadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento na Baixada (PAC Baixada). O programa prevê o desassoreamento e a limpeza de mais de 12 quilômetros de rios e canais desses municípios, com volume previsto de retirada de 46,3 mil metros cúbicos de lixo e entulho.

A cerimônia de lançamento aconteceu na sede da Prefeitura de Mesquita, e contou com a participação do prefeito da cidade, Artur Messias, o vice-prefeito, Paulinho Paixão; presidente da Câmara de Vereadores Mesquita, André Taffarel; secretário de Estado do Ambiente, Carlos Minc, , presidente do Inae, Marilene Ramos; , prefeito de Nilópolis, Sergio Sessim, além de secretários de Meio Ambiente dos municípios participantes, vereadores, entre outras autoridades. Antes da abertura foi realizada uma visita técnica ao Rio Dona Eugênia, um dos que já estão sendo contemplados pelo programa em Mesquita.

Com o Limpa Rio Baixada, cada município determinará os pontos onde há necessidade de intervenção. A contra partida ficará por conta do Governo do Estado que fornecerá os equipamentos, como máquinas e caminhões. Em Mesquita serão contemplados os Rios Dona Eugênia, da Prata e seus afluentes e os canais da rua Rufino, Natália, Bráulio e do Socorro. “Em Mesquita o programa irá reforçar as ações que já vêm sendo feitas nos rios e canais que cortam a cidade. Começar esse projeto nesse período de seca é fundamental para que seja rápido e eficiente e já no próximo verão a Baixada não sofra mais com as enchentes”, afirmou Artur Messias.

De acordo com o Inea, o programa será desenvolvido no prazo de um ano com um investimento de pouco mais de R$ 7 milhões. “Esse é um programa de natureza continuada do projeto Limpa Rio e Projeto Iguaçu com ações preventivas e emergenciais nos corpos hídricos. Foram contratados equipamentos para prestação dos serviços técnicos e a meta é que a mão de obra seja de trabalhadores locais. É fundamental que a população também colabore não depositando sujeira nas encostas do rio”, disse a presidente do Inea.

O programa visa ainda evitar a ocupação e construções irregulares nas margens de rios e canais, coibir o depósito irregular de lixo e entulhos nos leitos, reduzindo as causas de inundações e proliferação de doenças. Além disso, cada prefeitura ficará responsável por fazer o “bota fora” e destinar um local apropriado do material retirado, efetivar a desocupação irregular e realocar as famílias para projetos sociais do governo e recuperar a vegetação ciliar projetando áreas de lazer e cidadania no entorno dos rios e canais.

0 comentários:

Postar um comentário