terça-feira, 6 de março de 2012

Mesquita: medalha de bronze na saúde


                                                           (Fotos:  Luiz Alan)

Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde e divulgada essa semana colocou o município de Mesquita em terceiro lugar no ranking geral entre as 14 cidades da Região Metropolitana que melhor apresentou desempenho na saúde.
O Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde (SUS) avaliou as cidades dando pontuação de 0 a 10. As notas levaram em conta dados sobre saúde básica, ambulatorial, hospitalar e de emergência repassados pelos municípios com bases nos dados nacionais (IBGE, Ipea, entre outros) entre os anos de 2008 e 2010.
O Ministério da Saúde levou em consideração o acesso da população aos serviços do SUS e se os mesmo são prestados em sua totalidade com qualidade. Vale ressaltar que Mesquita é o município mais novo da região e vem se destacando no setor devido à ampliação de unidade de saúde, que subiu de seis, em 2005 para 40 unidades. O índice apontou Mesquita como a melhor na área da saúde, na frente de municípios como Nilópolis, Nova Iguaçu e Duque de Caxias.
Para o prefeito Artur Messias, o resultado é um reconhecimento do trabalho que vem sendo feito na cidade. “Em oito anos de governo conseguimos ampliar em quase 100% os atendimentos na saúde com o aumento no número de equipamentos. Em 2005 eram investidos cerca de R$ 26 milhões na saúde. Hoje esse investimento chega a R$ 60 milhões. O resultado do índice é importante, mas ainda há muito que fazer para continuar oferecendo a população um atendimento com ainda mais qualidade”, garante o prefeito.
Em 2012 os investimentos na saúde serão ainda mais ampliados na cidade com a inauguração de dois importantes equipamentos: a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas), que será inaugurada no bairro de Edson Passos já no primeiro semestre e o Hospital da Mãe, com capacidade para 70 leitos e especializado em atendimentos a gestantes de baixo risco que dêem entrada em trabalho de parto ou que sejam encaminhadas pelos postos de saúde municipais onde fazem o pré-natal. A obra está em fase de acabamento e vem sendo construída em uma área de nove mil metros quadrados, na Avenida Coelho da Rocha, Bairro Maria Cristina, em parceria com o governo do Estado
O resultado completo do Índice de Desempenho do SUS está disponível para acesso público pelo site www.saude.gov.br/idsus.


0 comentários:

Postar um comentário