quinta-feira, 26 de abril de 2012

Mesquita realiza formatura de curso do TCE

O município de Mesquita sediou na última quarta-feira, dia 25, a cerimônia de formatura dos alunos da Escola de Contas e Gestão (ECG), curso oferecido pelo Tribunal de Contas do Rio de Janeiro (TCE-RJ) voltado para capacitação de servidores municipais na área de gestão pública. Ao todo, se formaram no curso 304 servidores de 17 municípios da Região Metropolitana, sendo 41 da Prefeitura de Mesquita. Antes da entrega oficial dos diplomas os participantes assistiram uma palestra ministrada pelo mestre em administração pública e analista de controle externo do TCE-RJ, Marconi Canuto Brasil, sobre “Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos”.

O evento foi realizado na Câmara de Vereadores da cidade, no Centro e contou com a presença do prefeito da cidade, Artur Messias, o presidente da Câmara de Vereadores de Mesquita, André Taffarel, a diretora geral da Escola de Contas e Gestão do TCE-RJ, Paula Alexandra Nazareth, representando o presidente do TCE, Jonas Lopes de Carvalho, além de João Paulo Lourenço, coordenador geral de capacitação a ECG, secretários municipais, vereadores, entre outros. Na ocasião o presidente do TCE foi homenageado pelos projetos inovadores que vem desempenhando a frente do tribunal, sendo condecorado pelo Poder Legislativo de Mesquita com o título “Cidadão Mesquitense”. Por motivos de saúde, Jonas Lopes não pode comparecer ao evento e recebeu a honraria pelas mãos do coordenador geral de capacitação a ECG.

Para o prefeito de Mesquita, o projeto oferece de forma descentralizada uma formação de qualidade para o aperfeiçoamento do serviço público. “Esse formato itinerante dos cursos disponibiliza maior mobilidade ao servidor aproximando o TCE às prefeituras. É importante ressaltar que a temática dos cursos é exatamente a vivência do cotidiano no serviço público, mostrando e aperfeiçoando na teoria o que os servidores aplicam na prática. Mesquita sempre terá as portas abertas para esse tipo de projeto, inovador, dinâmico e eficiente”, garante Artur Messias.


Mesquita foi à cidade escolhida pelo TCE para sediar as aulas da primeira etapa dos cursos 2012 da ECG. As aulas começaram no mês março e aconteceram na sala de cinema Zelito Viana, na sede da prefeitura, no Centro. Ao todos seis cursos foram oferecidos: licitações e contratos administrativos, gestão pessoal, controle interno, lei de responsabilidade fiscal com ênfase em orçamento público, prestação de contas e gestão de convênios. Agente da guarda municipal de Mesquita há 4 anos, Talita Pinho de Oliveira, de 25 anos, aproveitou a chance e conseguiu concluir cinco dos seis cursos oferecidos. “Só deixei de fazer um dos cursos porque não tinha mais vaga. Foi uma experiência muito enriquecedora tanto para minha profissão e como para minha vida pessoal, pois pude conhecer melhor o funcionamento de algumas áreas do serviço público”, disse a guarda da municipal.

Segundo o TCE, os cursos promovidos pela ECG visam além de capacitar melhor os servidores sobre os processos e normas exigidas na fiscalização, também aproximar o tribunal à realidade de cada município e facilitar o acesso aos servidores aos projetos do TCE. “Todos os docentes que ministram os cursos são os mesmo que fiscalizam as contas das prefeituras. Dessa forma, eles conhecem melhor cada município e suas necessidades e com isso, podem orientar melhor. Levar os cursos em cada região facilita o acesso dos servidores às oportunidades em fazer um curso que enriquecerá ainda mais seu desempenho do trabalho”, afirma João Paulo Lourenço.As outras etapas dos cursos da ECG serão realizadas até o final do ano nas regiões Serrana, próxima a receber o projeto, Sul Fluminense, Norte e Noroeste e por último a Região dos Lagos. Os servidores que quiserem fazer outros cursos, o TCE disponibiliza na sede da ECG, em Niterói, mais de 40 opções, todos voltadas para administração e gestão pública. Mais informações pelo site http://www.ecg.tce.rj.gov.br/


Fotos: Luiz Alan
1 - Diretora geral da Escola de Contas e Gestão do TCE-RJ, Paula Alexandra Nazareth ao lado do prefeito de Mesquita, Artur Messias, João Paulo Lourenço, coordenador geral de capacitação a ECG.

2 - Uma das formandas, Talita Pinho ao lado da diretora da ECG Paula Alexandra Nazareth e o prefeito de Mesquita, Artur Messias.










0 comentários:

Postar um comentário