quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Mesquita abre VIII Jornada Pedagógica



A Prefeitura de Mesquita, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou na quarta-feira (8), a VIII Jornada Pedagógica, que este ano tem como tema: Avaliação na Perspectiva de Inclusão. O principal objetivo do encontro é proporcionar aos professores e equipe técnico-pedagógica um encontro com o saber acadêmico e uma formação continuada. O evento seguirá até o dia 14 de agosto. A conferencista do dia foi a, professora, psicóloga, escritora e atual apresentadora do programa Liberdade de Expressão na Rádio CBN, Viviane Mosé.

A Jornada teve início em 2005 e, hoje, em sua oitava edição os profissionais da rede municipal de ensino lotaram a Comunidade Evangélica de Mesquita, sede da abertura do encontro, localizada no Centro da Cidade. Aproximadamente500 pessoas compareceram ao evento. Além dos profissionais de Educação, estiveram presentes e fizeram parte da mesa, o prefeito Artur Messias, a secretária da Semed, Fátima de Souza e seu subsecretário João Luis Quintanilha. Os alunos do Coral Voz e Canto Sabiá, do Projeto Toque e se Toque emocionaram a todos com a sua apresentação.

A palestrante Viviane Mosé, especialista em Filosofia pela Universidade Federal Fluminense (UFRJ), abordou o tema: Avaliação na Perspectiva de Inclusão. Mas afirmou que antes de se pensar na inclusão, os profissionais da área de educação devem pensar primeiramente sobre a exclusão, para desse ponto de partida começar a traçar planos e metas com seus alunos. “Para entendermos sobre inclusão devemos antes falar sobre a exclusão. Pois isso reflete nas mudanças de valores na sociedade”. A violência nas escolas foi um assunto abordado por ela também. “Esse ano já fui a mais de 15 municípios palestrar sobre esse assunto da Jornada, e trabalhar a avaliação com uma perspectiva de inclusão é o que Educação deve fazer, mas não deixar de perceber o aluno deforma singular”, conclui a palestrante.

Segundo a secretária de Educação, a rede municipal de ensino anseia por um sistema de avaliação próprio. “A Jornada é um dos eventos mais importantes da Semed, pois oferece durante quase uma semana, atividades voltadas exclusivamente para formação continuada educacional e é a oportunidade de ampliar a qualificação dos nossos profissionais”, afirma Maria Fátima de Souza.

Mais informações pelo telefone 3763-9942.

Programação completa

No dia 9 de agosto, as palestras, dirigidas para os profissionais dos anos iniciais do Ensino Fundamental, acontecerão em dois horários, 7h e 13h, com o palestrante Ivanildo Amaro, do Departamento de Educação da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF / UERJ), e a secretária de Educação, Maria Fátima de Souza, como mediadora. Já no dia 10, nos turnos da manhã e tarde, a palestra será ministrada pelo professor Ivanildo Amaro, os anos finais e terá, como mediador, o professor da rede de Mesquita, Fábio Bernardo, gerente dos anos finais da Semed. Nos dias: 9 e 10, o evento será realizado na Comunidade Evangélica de Mesquita (Avenida Baronesa de Mesquita, 20, Centro), em frente à estação ferroviária. Já nos dias 13 e 14 de agosto, a Jornada será na Escola Municipal Rotariano Arthur Silva (Rua Paraná, 443, centro).

No dia 13 (nos horários da manhã e da tarde), os profissionais da Educação Infantil terão uma palestra com a Adrianne Ôgeda, da UniRio e doutora em Educação pela UFF. No dia 14, às 13h, os profissionais assistirão a uma palestra com a professora Márcia Denise Pletsch, do Departamento de Educação e Sociedade do Instituto Multidisciplinare do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares, da UFRRJ.

0 comentários:

Postar um comentário