sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Mesquita faz homenagem Luiz Gonzaga

A Prefeitura de Mesquita realizará no próximo dia 11 de agosto a terceira edição do projeto Escola Aberta vai à Praça, que este ano fará uma homenagem ao centenário rei do baião e forró, Luiz Gonzaga. O projeto é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, através do Programa Escola Aberta em parceira com o governo Federal e será realizado na Praça do Cosmorama, a partir das 10h, com a participação de 11 unidades escolares da rede municipal.

De acordo com os coordenadores do programa em Mesquita, os professores Alexandre Rocha e Inês Pereira, a homenagem ao rei do baião foi escolhida por ser também o tema central as atividades culturais que vem sendo realizadas pelas escolas ao longo do ano letivo. “Luiz Gonzaga será o tema deste ano do Desfile Cívico Histórico-Cultural da cidade e da Mostra Cultural-Literária, que acontecerão no mês de setembro durante as festividades pelo aniversário de 13 anos da cidade. A escolha é uma justa homenagem ao músico que tanto contribuiu para cultura brasileira nordestina”, afirmam os coordenadores.

Durante toda manhã os estudantes farão apresentações de dança de salão, do ventre, capoeira, hip hop, tae kwondo, e participarão de momentos de pura descontração e integração com a comunidade através de contação de histórias, mostras de artesanato, biscuit, reciclagem, desenho, futebol, entre outras atividades. Na última edição mais de 200 pessoas participaram. A expectativa é que este ano esse número dobre.

O Programa Escola Aberta é realizado em todo Brasil e tem como objetivo a inclusão dos cidadãos nas várias atividades promovidas pelas prefeituras que, em parceria com o Ministério da Educação, o Ministério do Esporte, o Ministério da Cultura e a UNESCO, promovem a integração entre escola e comunidade, para melhorar a formação dos indivíduos. Entre as escolas participantes estão: Presidente Castelo Branco que fará apresentações de capoeira, futebol, artesanato e desenho, Vereador Américo dos Santos, com capoeira, hip hop, dança de salão, customização, xadrez, jogo de botão e ping-pong, o CIEP 431 Padre Nino Miraldi, com capoeira, xadrez, recreação, hip hop e tae kwondo, a escola Expedito Miguel, com atividades de capoeira, hip hop, dança de salão e artesanato, Dr. Deoclácio Dias Machado Filho com danças de hip hop, biscuit, apresentações do projeto Toque...E se Toque!, ping-pong, dança de salão e futebo), a unidade Rotariano Arthur Silva com customização, patchwork, futebol, hip hop e banda marcial, a Machado de Assis com atividade de artesanato em pedraria, pintura em tecido, emborrachado, cartonagem e danças de hip hop, recreação e futebol. Já a escola Maria Dolores de Mello Porto trará para o evento futebol, ping-pong, dança, artesanato/customização, contação de histórias/teatro, a Genair Ramos Gabriel, pintura em tecido, fuxico, capoeira, hip hop, dança do ventre, teatro, recreação, ping-pong, e a Dr. Manoel Reis com recreação, ping-pong, futebol, oficina de pipa, artesanato, reciclagem com pet. A escola Governador Roberto Silveira encerra as festa com dança do ventre, hip hop, artesanato, banda marcial e b-boy.

0 comentários:

Postar um comentário