quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Mesquita oferece Vale Social Intramunicipal

Mais uma conquista no eixo da acessibilidade. A Prefeitura de Mesquita, através da Coordenadoria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Cordef) em parceria com o Governo do Estado concede as pessoas com deficiência e doentes crônicos que moram e se tratam nas unidades de saúde do município o direito ao Vale Social Intramunicipal, que permite o embarque gratuito nos transportes municipais e intermunicipais. O cadastramento é feito através dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) mais próximo da residência do beneficiário.

O Vale Social Intramunicipal foi assinado em junho deste ano durante a apresentação do Convênio sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência e o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver Sem Limites que envolve ações de 15 orgãos federais. A solenidade além de informar sobre o Plano Nacional capacitou todos os representantes dos órgãos presentes para atender as pessoas com deficiência respeitando sua especificidade. Assim, as ações estratégicas do Plano permeiam na educação, saúde, inclusão social e acessibilidade. Tem como objetivo promover a cidadania e fortalecimento da participação da pessoa com deficiência na sociedade, promovendo sua autonomia, eliminando barreiras e permitindo o acesso e o usufruto, em bases iguais, aos bens e serviços disponíveis à população.

O evento reuniu o prefeito de Mesquita, Artur Messias; a coordenadora municipal dos direitos da pessoa com deficiência, Neide Aparecida; o secretário estadual de transportes, Júlio Lopes; a coordenadora estadual do Vale Social, Dora Nadja; o representante da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Fernando Antônio Ribeiro; além da sociedade civil.

Para ter direito ao benefício, os portadores de deficiência devem comparecer ao Cras de abrangência da sua residência, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h para retirar o formulário de inscrição que deverá ser preenchido pelo médico do beneficiário. Em seguida, o beneficiário deverá anexar a documentação listada no formulário e devolver ao Cras. Para outras informações, entre em contato pelo telefone 3763-8458.

0 comentários:

Postar um comentário