sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Mesquita terá Ecoponto para entulho limpo

O Prefeito de Mesquita, Artur Messias, anunciou hoje (3) o lançamento da primeira central municipal de recolhimento de resíduos e entulhos sólidos de Mesquita, conhecidos como Ecopontos. A central, que será inaugurada no próximo mês outubro, funcionará na Avenida Baronesa de Mesquita, em frente ao Jardim da Saudade, no bairro de Cosmorama e terá capacidade para receber todo material sólido da construção civil doméstica de pequeno porte, além de entulhos e pneus que poderão ser levados por carroceiros e pela própria população.

O local contará com baias de recolhimento para entulhos, pneus e materiais da construção civil, piso asfáltico, para evitar a contaminação do solo e facilitar o remanejo e será cercado por um muro de mais de 3 metros de altura. Parte do material será encaminhado para locais apropriados no descarte e reaproveitamento e a outra para cooperativas de reciclagem de Mesquita.

O anúncio foi feito durante uma reunião com representantes do Programa Recicla Rio para entrega do Protocolo de Intenções que prevê a criação do Consórcio Público de Gestão de Resíduos Sólidos da Construção Civil. O documento será encaminhado pela Prefeitura na próxima semana a Câmara de Vereadores para aprovação. “Mesquita sai novamente na frente e já inicia a instalação dos Ecopontos visando acabar com a prática de jogar lixo e entulhos da construção civil nas ruas. A cidade está fazendo sua parte, mas é essencial que a população seja um agente multiplicador dessa ideia. O município é o primeiro da Baixada a se enquadrar na lei de resíduos sólidos, despejando de forma ambientalmente correta todo lixo doméstico no Centro de Tratamento de Adrianópolis, em Nova Iguaçu”, disse Artur Messias.

A reunião foi realizada na sede da prefeitura, no Centro e contou com a participação da secretária municipal de Meio Ambiente, Mirian Magalhães, Jorge Pinheiro, coordenador do programa Recicla Rio, Érika Soares, gerente do programa Entulho Limpo da Baixada e o procurador geral de Mesquita, Vinícius Figueiredo


Com a criação do consórcio, que conta com a participação de seis cidades da Baixada Fluminense (Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, São João de Meriti e Belford Roxo) e do governo do Estado, serão implementados ao longo dos próximos quatro anos 104 Ecopontos nessas regiões, sendo 12 em Mesquita. Na primeira etapa serão construídos dois em cada município. Em Mesquita os Ecopontos serão instalados no bairro da Chatuba em dois terrenos com cerca de 450 m² cada, localizados nas ruas Projeta A esquina com a B e Projetada G, na altura do Campo do XV.


De acordo com o projeto, os Ecopontos serão subdivididos em quatro setores internos, separados para Coleta Seletiva, madeira e podas, concreto, alvenaria e resíduos volumosos e leves. Todo material recolhido será enviado pelas prefeituras a uma das seis redes de triagem e transbordo que serão construídas em pontos estratégicos em cada município. O valor total do investimento é de R$ 28 milhões, sendo R$ 5 milhões aplicados na primeira etapa.

0 comentários:

Postar um comentário