quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Mesquita promove II Seminário de Educação Integrada

A Prefeitura de Mesquita iniciou hoje (26) o II Seminário de Educação Integrada, com o tema “Construindo uma Política Pública de Educação Integral”. Durante dois dias (26 e 27) profissionais da área da Educação de Mesquita e de diversos municípios da Baixada terão como meta discutir políticas públicas voltadas ao Programa Mais Educação, do governo federal e sobre como incluir o sistema de horário integral em uma educação integrada municipal.
A cerimônia de abertura, realizada no auditório da Comunidade Evangélica de Mesquita, no Centro, teve a participação do prefeito Artur Messias, Maria Fátima de Souza, secretária municipal de Educação, coordenadores do Mais Educação em Mesquita, entre outros. Os palestrantes do primeiro dia foram João Alberto Chagas e Gesuina Leclerc, consultores do Ministério da Educação (Mec), o professor da rede municipal de Belo Horizonte, Ismary Sérgio Cláudio e a secretária de Educação de Apucarana, no Paraná, Suzimara da Cruz Oláh, que falou sobre como a educação integrada é aplicada no município, único no Brasil a incluir a proposta como política pública em toda rede municipal.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação de Mesquita (Semed), o seminário tem como objetivo, além de ampliar os conhecimentos dos profissionais, elaborar um decreto para que Mesquita inclua também a educação integrada como política pública na rede municipal. “O Ministério da Educação estabeleceu como meta que até 2020 todos os municípios incluam a educação integrada na rede. Por isso estamos construindo essa discussão, para encontrar a melhor forma de adaptar o sistema nas escolas, ouvindo e debatendo com os profissionais da área, para que juntos possamos elaborar um decreto municipal. A ideia é que os estudantes tenham um currículo integrado entre as disciplinas, ou seja, em vez de contra turno, as atividades extras sejam também inseridas como avaliações junto com as disciplinas curriculares”, disse a coordenadora do Mais Educação da Escola Municipal Maria Isabel, Vanessa Gonçalves.
As atividades do seminário continuam amanhã (27), último dia, a partir das 8h. A palestrante Ana Maria Villela Cavaliere, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apresentará o tema “Desafios para a Construção de uma proposta de Educação em tempo integral”.  Após a elaboração e aprovação, o decreto incluindo a educação integrada na rede municipal de Educação de Mesquita deverá ser encaminhado ao prefeito Artur Messias para aprovação.     
Fotos: JC Marinho


0 comentários:

Postar um comentário