sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Mesquita inicia Semana Nacional de Ciências e Tecnologia

A Prefeitura de Mesquita em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) iniciou hoje (17) a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Até a próxima sexta-feira, dia 19, a Tenda da Ciência, instalada no Paço Municipal, em frente à prefeitura, na rua Artur de Oliveira Vecchi, 120, no Centro estará aberta das 9h às 19h para receber visitantes que poderão conhecer experimentos científicos produzidos por estudantes de diversas instituições públicas estaduais e federais da Baixada Fluminense e do Grande Rio. Criado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia em 2004 o projeto tem como principal objetivo mobilizar a sociedade, em especial jovens e crianças no despertar da ciência e seus benefícios no cotidiano.

O tema desta edição abordará a Sustentabilidade, Economia Verde e Erradicação da Pobreza. A expectativa dos organizadores é que mais de três mil pessoas visitem o evento em Mesquita. A cerimônia de abertura aconteceu na manhã de hoje na sala de cinema Zelito Viana, na Prefeitura, e contou com a presença do prefeito de Mesquita, Artur Messias, o vice-prefeito, Paulinho Paixão, Paulo Renato, coordenador de Desenvolvimento de Tecnologia da Informação de Mesquita, do pró-reitor da IFRJ, Marcos Tadeu Couto, Grazielle Rodrigues Pereira, diretora do campos da IFRJ-Mesquita, a secretária de Cultura de Mesquita, Márcia Regina Braga, entre outras autoridades.

Durante a Semana, o público poderá conhecer e interagir com os experimentos, oficinas de ciências, exposições, participar de palestras e mostras de cinema “Ver Ciência” com filmes que retrataram a evolução científica ao longo dos anos, entre outras atividades. O público pode ainda brincar com os games de alta tecnologia, visitar o planetário inflável e observar, sempre a partir das 18h, as estrelas com o uso de um telescópico. “Mesquita se destaca hoje no campo científico por disponibilizar desde 2010 o Espaço de Ciência Interativa do IFRJ, onde é possível conhecer novas técnicas, exposições e experimentos científicos. É fundamental que uma cidade busque no seu desenvolvimento oferecer também esse tipo de atividade, para que a criança e o jovem desde cedo já desperte a curiosidade do saber”, declarou o prefeito.

Em Mesquita a Semana conta com a participação de stands do Espaço Ciência Interativa de Mesquita, da Escola Técnica Estadual Ferreira Viana (Faetec/Etefev), do Centro Vocacional Tecnológico de Mesquita, do CIEP Nelson Ramos, da Escola Técnica João Luiz do Nascimento (Faetec de Nova Iguaçu), do Colégio Estadual Pierre Plancher, do Colégio Estadual Vila Bela, além da stand do IFRJ de Volta Redonda, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – IBID/IFRJ , da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semuam).

Em algumas cidades brasileiras o calendário da edição 2012 da Semana acontece até domingo, dia 21. Para conferir a programação completa de sua região é só acessar o site www.mct.gov.br.

0 comentários:

Postar um comentário