quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2012


Foto ilustrativa/ 2010
Desde 2004, é realizado sempre no mês de outubro em diversas regiões do Brasil, ações que despertam o interesse pela área científica e a importância da ciência e da tecnologia no cotidiano da população e dos estudantes. A Prefeitura de Mesquita, através da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CDTI), e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) realizarão a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na cidade, de 17 a 19 de outubro, no Paço Municipal, na Rua Arthur de Oliveira Vecchi, 120, Centro. O público alvo da atividade são os alunos e educadores de toda rede escolar do município.

O tema deste ano será “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”, o mesmo abordado na Conferência Rio + 20. O objetivo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2012 é discutir os diversos aspectos envolvidos no estabelecimento de uma economia verde, bem como os desafios da sustentabilidade nas suas dimensões ambiental, econômica e social. Coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o evento acontecerá, em todo País, de 15 a 21 de outubro.

Em Mesquita, a Semana de Ciência e Tecnologia será realizada durante três dias, com exposições de projetos e trabalhos; palestras; mostras de vídeos científicos e atividades culturais, visando à promoção de ações relacionadas ao tema principal. As palestras e os filmes serão apresentados no auditório da Prefeitura. A abertura do evento (17) será às 10h, e o encerramento das atividades acontecerá sempre às 19h, nos três dias, com observação do Céu, através de um telescópio. O projeto é uma realização do Espaço Ciência InterAtiva – ECI/Campus Mesquita do IFRJ, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Coordenadoria de Desenvolvimento de Tecnologia da Informação CDTI.

Segundo o coordenador da CDTI, Paulo Renato de Souza, a Semana em Mesquita contará com estandes do Espaço Ciência InterAtiva - Campus Mesquita; da Escola Técnica Estadual Ferreira Viana – FAETEC/ETEFEV - Maracanã; do Centro Vocacional Tecnológico - CVT de Mesquita; do CIEP Nelson Ramos; da Escola Técnica João Luiz do Nascimento – FAETEC Nova Iguaçu; do Colégio Estadual Pierre Plancher; do Colégio Estadual Vila Bela; do IFRJ – Campus Volta Redonda; do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – IBID/IFRJ; e da Secretaria Municipal de Educação – SEMED.

0 comentários:

Postar um comentário